Epipedrobates tricolor

Padrão

Você conhece esse nome? Sabe do que se trata? Pois grave bem: ele é apenas um sapinho com menos de 1 cm de comprimento, mas é a promessa de novas pesquisas para aliviar a dor, pois é 200 vezes mais eficiente que a morfina!

Leia a reportagem:

Uma rara espécie de sapo que tem menos de 1 cm e é encontrada na América do Sul foi reproduzida em cativeiro com sucesso no aquário Blue Reef, em Portsmouth, no Reino Unido, pode ser uma alternativa 200 vezes mais poderosa que a morfina para bloquear a dor, além de não viciar e não ter outros efeitos colaterais sérios. Contudo, o estudo é delicado, já que essa substância é um veneno, um dos mais poderosos dos anfíbios e que pode matar um homem. As informações são do The Guardian.

“Cientistas descobriram que o extrato da pele do sapo fantasmagórico venenoso, Epipedrobates tricolor, pode bloquear a dor 200 vezes mais efetivamente que a morfina, sem vício e outros graves efeitos colaterais e nós estamos felizes em sermos capazes de criar ele com sucesso aqui em Portsmouth”, diz Jenna MacFarlane, representante do aquário.

“É indispensável que nós consigamos reproduzir exatamente o seu ambiente selvagem para que a espécie cresça em cativeiro e é uma conquista real eles se reproduzirem em cativeiro”, diz Jenna. Segundo a reportagem, a espécie é considerada em risco de extinção e pode ser encontrada em apenas sete lugares das encostas ocidentais dos Andes equatorianos.

“Esse belos sapos estão em ameaça crescente devido à perda de seu habitat e à poluição. Eles passaram pela fase de desenvolvimento e agora parecem réplicas em miniatura de seus pais”, afirma Jenna.

Redação Terra


About mundoparticularlay

Sou um ser humano. Pelo menos, suponho ser. Talvez mais que uma máquina ridícula de idéias antiquadas e sonhos impossíveis, porém honestamente, é isso que sou, mas me contento em olhar pro futuro e pensar que minhas idéias não são tão estúpidas e que, com grande esforço meus sonhos poderão virar realidade. Posso ser de um tudo (indiferente, excêntrica, implícita, exagerada, intensa, instigante, irônica, sarcástica, anti-social, incoerente, chata, cínica, entediada e por vezes entediante). A dona do ócio improdutivo, praticante do sedentarismo, inoperante, procrastinadora ostensiva. Sou perfeccionista, desastrada, arrependida e azarada, desmemoriada e ciumenta embora, tranqüila, sincera, tímida, tola, ingênua, compassiva e entregue. Não sou perfeita e tenho sérios problemas com a perfeição posso ser várias e mesmo assim, continuar sendo uma só. Então é isso, posso ser incomum, mas convivo bem com as diferenças, só não espere que eu incorpore as “normalidades”...

2 responses »

  1. …E ainda há quem se preocupe com os Anfíbios e, muito particularmente, com a Epipedrobatesm tricolor!!!
    Felizmente que há pessoas interessadas com este grupo de animais onde eu me incluo.
    Parabéns!

    Noémio de Sousa

    • Pois é, Biólogos… Rs
      Mas, falando sério, a situação dos animais é realmente preocupante, e os anfíbios, animais tão sensíveis a essas mudanças loucas, estão sendo um dos mais prejudicados!
      Onde eu moro vez ou outra aparece um sapinho, uma perereca, rs! Fico muito feliz quando os encontro, alguns dos meus amigos que não entendem! Rs

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s