Quem nasceu 1º o ovo ou a galinha?

Padrão

Vou falar logo da discussão de hoje, mas é bom lembrar a do HEMOPE, a cara que a mulher fez depois de uma discussão sobre evolução e Darival deixou escapar “mas Deus não fez nada!” sem o contexto fica meio pesado… Então, foi exatamente dessa forma que a senhora escutou! Kkkkkkkkkkkkkkkk. Ainda vou rir muito quando lembrar do olho que ela colocou pra ti! Sim, mas voltando, hoje discutíamos sobre a pergunta acima, falei da evolução inteira, dos agnatos e gnatos, dos anfíbios daí Darival: “-Sim, mas o Archaeopteryx…” Foi engraçado! Que salto! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk E pediu pra eu ler essa reportagem do Terra do dia 13 de julho de 2010. Leia e vejam se concordam!  Achei legal, será que dá pra falsear?!

Segundo estudo, o ovo só pode ter surgido após a galinha

Quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha? A dúvida, que serve de inspiração para comerciais e brincadeiras até hoje, está perto de ser esclarecida. Pelo menos é o que dizem cientistas da Universidade de Sheffield e Warwich, no Reino Unido. Conclusões passadas davam conta de que seria o ovo, graças a evolução onde dois animais semelhantes (sem ser galinhas) teriam cruzado e originado um ovo que se tornaria a primeira galinha.

No entanto, uma nova descoberta aponta que a galinha veio primeiro. Segundo os cientistas a formação da casca do ovo depende de uma proteína que só é encontrada nos ovários deste tipo de ave. Portanto, o ovo só existiu depois que surgiu a primeira galinha. A proteína – chamada ovocledidin-17 (OC-17) – atua como um catalisador para acelerar o desenvolvimento da casca. A sua estrutura rígida é necessária para abrigar a gema e seus fluidos de proteção enquanto o filhote se desenvolve lá dentro.

Na pesquisa foi utilizado um super computador para visualizar de forma ampliada a formação de um ovo. A máquina, chamada de HECToR, indicou que a OC-17 é fundamental no inicio da formação da casca. Essa proteína é quem transforma o carbonato de cálcio em cristais de calcita, que compõem a casa do ovo. Dr. Colin Freeman, do Departamento de Engenharia Material da Universidade de Sheffield, constatou: “há muito tempo se suspeita que o ovo veio primeiro, mas agora temos a prova científica de que, na verdade, a galinha foi a percussora.”

Para o professor John Harding, o estudo poderá servir como base para outras pesquisas. “Entender como funciona a produção da casca de ovo é interessante, mas também pode ser pista para a concepção de novos materiais e processos”, disse ele. “A cada dia a natureza nos mostra suas solução inovadoras para todo o tipo de problema que ela encontra. Isso só comprova que podemos aprender muito com ela”, afirmou o professor.

About mundoparticularlay

Sou um ser humano. Pelo menos, suponho ser. Talvez mais que uma máquina ridícula de idéias antiquadas e sonhos impossíveis, porém honestamente, é isso que sou, mas me contento em olhar pro futuro e pensar que minhas idéias não são tão estúpidas e que, com grande esforço meus sonhos poderão virar realidade. Posso ser de um tudo (indiferente, excêntrica, implícita, exagerada, intensa, instigante, irônica, sarcástica, anti-social, incoerente, chata, cínica, entediada e por vezes entediante). A dona do ócio improdutivo, praticante do sedentarismo, inoperante, procrastinadora ostensiva. Sou perfeccionista, desastrada, arrependida e azarada, desmemoriada e ciumenta embora, tranqüila, sincera, tímida, tola, ingênua, compassiva e entregue. Não sou perfeita e tenho sérios problemas com a perfeição posso ser várias e mesmo assim, continuar sendo uma só. Então é isso, posso ser incomum, mas convivo bem com as diferenças, só não espere que eu incorpore as “normalidades”...

One response »

  1. Temos que levar essa reportagem para genética de evolução, pq Hélio acredita que primeiro foi o ovo… enfim, vamos poder rebate-lo!! hahahahahahahaha

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s