Vírus da Gripe. Vacina. Gripe.

Padrão

Então, depois da campanha que houve (não sei se foi estendia por algum tempo ainda) para vacinação de pessoa com 60 anos ou mais, grávidas e crianças de 6 meses a menores de 2 anos (olha ai o cartaz) vamos falar sobre GRIPE.

A questão é: as pessoas tem medo de tomar a vacina e ficar doentes. Depois de observar essas coisas e escutar coisas ainda mais absurdas do tipo: “a vacina bota a gripe que tava por dentro pra fora (…)”

Decidi colocar todo o meu conhecimento adquirido em anos na universidade e falar sobre esse assunto – gripe – pra vocês. Afinal meu blog também ensina!

Uma pessoa inteligente pode um dia se perguntar (se você nunca se perguntou isso tudo bem, não significa que você é burra!): “-Meu organismo é tão fantástico, tenho anticorpos para tantas e tantas doenças, mas para gripe nada? Porque fico doente tantas vezes?”

Pois é, a questão é que a gripe é causada por um vírus, a maioria das pessoas já ouviu falar nele, o “Influenza”, famoso depois da “Influenza A” e tals, mas voltando, esse vírus é constituído por RNA de fita simples, envolto por uma capa protéica helicoidal englobada por um envelope lipoprotéico (como sei que muita gente não vai entender vou postar uma foto). (foto 1)

Nesse caso é que o vírus que causa a gripe, por ser de RNA, sofre mutações rapidamente, se comparados a vírus de DNA. Dessa forma existem muitos tipos mutantes de vírus da gripe! Por serem tantos ainda não se conseguiu produzir uma vacina que possa combater todos os tipos de vírus.

O que se faz, no caso da vacinação, é pegar os vírus mais comuns que estão circulando naquele período. As vacinas comercializadas atualmente são administradas por via intramuscular e contêm antígenos inativados de alguns tipos de vírus da influenza. Isso significa que os vírus estão mortos, não podendo se reproduzir dentro do organismo das pessoas vacinadas. O que pode ocorrer é uma resposta imunológica protetora.

As vacinas contra gripe, a serem utilizadas no Brasil a partir de fevereiro de 2011 e até novas determinações deverão conter, obrigatoriamente, três tipos de cepas de vírus em combinação, e deverão estar dentro das especificações abaixo descritas:

  1. Vírus similar ao vírus influenza A/California/7/2009 (H1N1)
  2. Vírus similar ao vírus influenza A/Perth/16/2009 (H3N2)*
  3. Vírus similar ao vírus influenza B/Brisbane/60/2008

fonte:
http://portal.anvisa.gov.br/wps/portal/anvisa/ouvidoria/!ut/p/c4/

Quanto ao tempo de imunização… Lembra que falei da mutação que ocorria? Então, o vírus da gripe sofre mutação a cada ano, logo o tempo de duração da vacina é de 1 ano.

Cerca de 15 dias após a vacinação já começam a surgir os anticorpos que darão a proteção contra a gripe, sendo que esta proteção máxima será atingida após aproximadamente 45 dias.

Por que algumas pessoas gripam após tomar a vacina? Porque contraíram algum tipo que não estava presente na vacina de imunização, afinal não é possível colocar todos os subtipos de vírus numa vacina.

Aos grupos ditos de risco: Vacinem-se!

Xoxo

LayNogueira

About mundoparticularlay

Sou um ser humano. Pelo menos, suponho ser. Talvez mais que uma máquina ridícula de idéias antiquadas e sonhos impossíveis, porém honestamente, é isso que sou, mas me contento em olhar pro futuro e pensar que minhas idéias não são tão estúpidas e que, com grande esforço meus sonhos poderão virar realidade. Posso ser de um tudo (indiferente, excêntrica, implícita, exagerada, intensa, instigante, irônica, sarcástica, anti-social, incoerente, chata, cínica, entediada e por vezes entediante). A dona do ócio improdutivo, praticante do sedentarismo, inoperante, procrastinadora ostensiva. Sou perfeccionista, desastrada, arrependida e azarada, desmemoriada e ciumenta embora, tranqüila, sincera, tímida, tola, ingênua, compassiva e entregue. Não sou perfeita e tenho sérios problemas com a perfeição posso ser várias e mesmo assim, continuar sendo uma só. Então é isso, posso ser incomum, mas convivo bem com as diferenças, só não espere que eu incorpore as “normalidades”...

One response »

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s